Prefeitura de Quatis

Assessibilidade

Twiter Facebook

O Distrito de Quatis

Primitivamente habitado pelos índios Puris, nossa região demorou muito a ser desbravada devido à Serra do Mar e à reação dos índios. Somente em 1724, iniciou-se a escalada por ordem do Governador Luis Vahia Monteiro, com a finalidade de abrir um caminho mais curto para São Paulo, sem os inconvenientes da travessia marítima até Parati. Passou a ser trajeto natural de bandeirantes e tropeiros que ligavam Minas Gerais ao litoral, que aqui paravam por causa da boa água da área hoje conhecida como Biquinha, marco zero de nossa história.

Distrito de Ribeirão de São Joaquim

Sobre a sua origem do povoado, há uma lenda, segundo a qual três irmãos – Diogo Álvares Pereira, Boaventura Álvares Pereira e Joaquim Álvares Pereira – reunidos, marcaram a hora da saída de casa, e convencionaram que onde se encontrassem, ao meio-dia, seria estabelecida a sede da freguesia, e assim o fizeram, iniciando a capela do Patriarca São Joaquim.

Distrito de Falcão

As terras do atual distrito de Falcão, a 18 km da sede do município (Quatis), apesar de conhecidas desde a segunda metade do século XVIII, só foram desbravadas nos primeiros anos do século XIX. Pertenceram, primitivamente, ao município de Resende, passando, mais tarde, a integrar o distrito de São Joaquim.

Município de Quatis

O novo município foi administrado pelo Conselho Popular de Quatis (CPQ) presidido por Arquimedes Vieira Motinha, enquanto não se fazia eleição para prefeito. Coube a este Conselho fazer a ligação entre as necessidades da nossa população e o prefeito de Barra Mansa, até que o Tribunal Regional Eleitoral marcou a primeira eleição para a prefeitura em 3 de outubro de 1992, sendo então eleito José Laerte D’Elias para o período 1993/1996.