Eleição direta vai escolher novos diretores das escolas e creches municipais

Por em 10/10/2018

A Secretaria Municipal de Educação confirmou nesta quarta-feira, 10, a realização de eleições diretas para escolha dos novos diretores das 11 escolas e duas creches da rede de ensino do Município. O pleito acontecerá nos próximos dias 07 e 08 de novembro, nas próprias unidades escolares. Os diretores eleitos vão cumprir um mandato de dois anos, cuja vigência começará em janeiro de 2019.

As inscrições das chapas terminou ontem, terça-feira, após uma ampla divulgação do processo eleitoral, realizada através de afixação de cartazes nas escolas e creches, além da inserção do respectivo edital na página da Prefeitura de Quatis, na internet. Na foto, uma sala de aula da Escola Municipal Julieta Sampaio (Centro).

Nos dias de eleição dos novos diretores, a votação vai acontecer nos seguintes horários: 8 às 17 horas (unidades de ensino que funcionam em dois turnos); 7 às 20 horas (unidades com três turnos de funcionamento); 18h30m às 21 horas (Escola Municipal Professor Pessoa de Barras, onde são ministradas as aulas do projeto Educação para Jovens e Adultos), e de 8 às 11 horas (Escola Municipal Benta Pereira, que se localiza na comunidade de Joaquim Leite).

Serão consideradas vencedoras as chapas que alcançarem o maior percentual dos votos válidos, sendo que, nas unidades com apenas uma chapa inscrita, haverá a necessidade dos candidatos atingirem pelo menos 60 por cento dos votos. Caso este índice não seja atingido, a Secretaria de Educação vai organizar novo processo eleitoral.

Segundo a secretária municipal de Educação, professora Alessandra de Almeida, poderão votar na eleição para os novos diretores das unidades de ensino, todos os servidores efetivos e em efetivo exercício das suas atribuições, lotados nas respectivas escolas e creches; alunos com 16 anos completos na data prevista da eleição ou com mais idade; o pai, a mãe ou o responsável pelos estudantes menores de 16 anos, constituindo dessa maneira o voto da família do estudante; e todos os servidores efetivos da Secretaria Municipal de Educação, lotados nas escolas e creches.

- A realização da eleição direta para escolher os novos diretores torna mais democrático e mais transparente este processo, garantindo assim a participação da comunidade escolar na definição dos nomes que vão coordenar o dia a dia das unidades de ensino para os próximos dois anos. Destaco a oportunidade proporcionada pela eleição direta para que os servidores públicos da educação, os pais, e os próprios alunos escolham de forma legítima o diretor geral e o diretor adjunto de cada unidade de ensino – opina a secretária Alessandra de Almeida.

Durante o período fixado à campanha eleitoral, que começará no próximo dia 25 de outubro e vai até o dia 06 de novembro, as chapas inscritas poderão realizar uma visita a cada sala de aula, pelo prazo máximo de 20 minutos; afixar uma faixa no formato de três metros de largura por 70 centímetros de altura; afixar cinco cartazes no formato A/3 em locais de fácil visualização nas escolas e creches, desde que este procedimento não comprometa a superfície das paredes das unidades de ensino; e de solicitar a relação das pessoas habilitadas a votar em cada local de votação.

No mesmo período de campanha das chapas concorrentes, o regulamento do processo eleitoral proíbe a realização de comícios e a utilização de equipamentos de sonorização; a realização de propaganda no dia do pleito, além da produção, utilização e distribuição de camisetas, chaveiros, bonés, canetas, brindes, cestas básicas de alimentos ou qualquer outro tipo de material desta natureza. Já nos dias da eleição, estarão vedadas também a aglomeração de pessoas com flâmulas e bandeiras, as quais caracterizem manifestação individual ou coletiva, com ou sem o uso de veículos; o uso de alto falantes e amplificadores de som; o aliciamento de eleitores; ou a oferta, entrega e promessa ao eleitor de vantagens em troca de voto.

Outras informações sobre as regras voltadas à eleição dos novos diretores das escolas e creches municipais de Quatis poderão ser consultadas nas próprias unidades, nas quais o respectivo edital foi afixado; na página da Prefeitura de Quatis, na internet, cujo endereço é www.quatis.rj.gov.br (janela EVENTOS EM DESTAQUE, lado esquerdo) e na edição número 419 do Boletim Oficial do Município, cuja circulação já se encontra em andamento.