• Brasão Prefeitura de Quatis
  • Prefeitura
    de Quatis
  • Rua Ana Ferreira de Oliveira, N° 47, Bondarowsky

  • Atendimento:
    08:00 às 17:00

  • Telefone:
    (24) 3353-2918

Menu Principal

Notícias

Laboratório atesta qualidade da água consumida pela população de Quatis

Por em 12/02/2019

A água consumida pela população de Quatis é de boa qualidade, estando dentro das normas de potabilidade indicadas pelo Ministério da Saúde. Esse foi o resultado das análises feitas em janeiro deste ano, pela prefeitura, através da Secretaria Municipal de Obras, Urbanismo e Serviços Públicos, sobre as condições da água captada, tratada e distribuída aos moradores da cidade. As análises são realizadas todo mês, por meio da Empresa Produsa Ltda, laboratório contratado especialmente para a realização deste trabalho em Quatis.

Nos 30 pontos em que foram coletadas amostras no período de 01º a 30 de janeiro deste ano, a análise constatou a ausência de coliformes fecais ou qualquer outro elemento que pudesse comprometer a qualidade da água e oferecer riscos à saúde da população. No caso do PH, cloro, cor e turbidez, os resultados também foram considerados normais. Foram coletadas amostras nos bairros Centro, Bondarowsky, Barrinha, Mirandópolis, Santo Antônio, Pilotos, Nossa Senhora do Rosário, Santa Bárbara, São José, Jardim Pollastri, Jardim Independência, Água Espalhada, Boa Vista, São Benedito e Loteamento Céu Azul.

Um dos pontos de coleta das amostras foi a própria ETA (Estação de Tratamento de Água). Os técnicos recolheram amostras também na Fonte de Água Natural Antônio Jacinto Sampaio Filho, a Biquinha, um aos principais atrativos turísticos do Município. O resultado das análises mensais é afixado na Secretaria de Obras, Urbanismo e Serviços Públicos do Município, no bairro Bondarowsky, ao lado do Centro Administrativo da Prefeitura de Quatis, e na própria Biquinha. Em Quatis, a água distribuída à população é captada no Rio Paraíba do Sul (foto), represa dos Limas e represa do Lavapés.

Com o objetivo de ampliar o número de pessoas alcançadas pelos resultados das análises, a prefeitura passará a divulgá-los também, a partir deste mês, nas páginas da administração municipal no site e no facebook. Os endereços destes meios de comunicação são os seguintes, respectivamente: www.quatis.rj.gov.br e Prefeitura de Quatis.

- O nosso compromisso com a população de Quatis não se limita a ampliar a quantidade, mas também trabalhamos pela qualidade de água, procedimento extremamente necessário no sentido de assegurar as condições de vida saudável ao cidadão. Todo mês, realizamos análises técnicas para nos certificarmos da potabilidade. E agora vamos aumentar a divulgação dos resultados das análises mediante a inserção das análises mensais nos meios digitais da prefeitura, e por meio da imprensa – declarou o prefeito Bruno de Souza (MDB), acrescentando que o contrato em vigor com o laboratório para a realização deste trabalho teve início em dezembro e vale pelo período de sete meses.

Com relação ao sistema de abastecimento de água na cidade, o prefeito Bruno de Souza lembrou que a produção foi ampliada em seu primeiro mandato à frente da administração municipal (2013-2016), passando de quase dois milhões de litros por dia para mais de quatro milhões de litros diários. Segundo ele, “a prefeitura trabalha com a proposta de iniciar ainda este ano a construção de mais um reservatório de água, desta vez com capacidade para armazenar um milhão de litros”. Os três reservatórios já existentes armazenam cerca de 650 mil litros.

- A oferta de água em grande quantidade e de boa qualidade para os moradores de Quatis continua sendo uma das prioridades do nosso governo. Durante a vigência do nosso primeiro mandato, realizamos investimentos da ordem de quase R$ 9 milhões, o que nos possibilitou aumentar a produção diária em nossa estação de tratamento. Com a construção do novo reservatório, a nossa proposta é atender principalmente as famílias residentes nos bairros da parte alta de Quatis – finalizou o prefeito.