Prefeitura de Quatis

Menu Auxiliar
Entre em Contato - Ouvidoria
Assessibilidade

Melhorias na estrada para São Joaquim vão ser concluídas até a próxima semana Por em 05/07/2018

O prefeito Bruno de Souza (MDB) acompanhou na tarde desta terça-feira, dia 03, e na manhã desta quarta-feira, dia 04, os serviços de melhorias iniciados esta semana no trecho da estrada de São Joaquim (foto), entre o viaduto da Ferrovia do Aço e a entrada do distrito, na zona rural do Município. A previsão é de que os serviços estejam concluídos até o começo da próxima semana, garantindo dessa maneira as condições de tráfego e, principalmente, o escoamento da produção leiteira.

Bruno destacou que a realização das melhorias neste trecho da estrada em direção em São Joaquim faz parte do programa permanente de manutenção e conservação das estradas rurais do Município. Estão sendo atendidos cerca de 20 quilômetros a partir do viaduto da Ferrovia do Aço, mas a extensão contemplada deverá alcançar mais três quilômetros, uma vez que a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural planeja realizar reparos no trecho que liga a área urbana ao início da estrada.

Na estrada Quatis-São Joaquim, a prefeitura vem realizando os seguintes serviços: patrolamento, roçada, limpeza de bueiros, corte de água, recolhimento de entulhos, nivelamento e colocação de escória nos trechos mais críticos. Duas máquinas retroescavadeiras e um caminhão foram mobilizados para os serviços, que na manhã desta quarta-feira já tinha chegado à comunidade quilombola de Santana, que fica entre a área urbana e o distrito de São Joaquim.

A estrada em recuperação começa no bairro Água Espalhada e, quando chega ao viaduto da Ferrovia do Aço, se divide em forma de “y”. Virando à direita, ela permite o acesso ao distrito de Amparo (Barra Mansa), sendo este trecho de responsabilidade do Governo do Estado do Rio de Janeiro. Já o sentido à esquerda permite o deslocamento até São Joaquim. No caso deste trecho, que passa atualmente pelos serviços de conservação, a manutenção cabe à prefeitura.

- Apesar do trecho em direção a Amparo ser do governo estadual, realizamos melhorias importantes nesta parte da estrada, no ano passado, em parceria com o DER-RJ (Departamento de Estradas e Rodagens do Estado). Agora, estamos atuando mais uma vez no trecho municipal da via, que vai da Ferrovia do Aço até São Joaquim, pois o nosso compromisso com os produtores rurais de Quatis passa pelas condições de tráfego, principalmente no itinerário através do qual é feito o escoamento da produção agropecuária – disse Bruno de Souza.