Sarampo e Paralisia Infantil: Quatis ainda não alcançou meta da vacinação

Por em 12/09/2018

Até a tarde desta terça-feira, dia 11, um total de 617 crianças de um a quatro anos incompletos tinha sido vacinado em Quatis contra a paralisia infantil, dentro da campanha nacional de imunização, coordenada na cidade pela Secretaria Municipal de Saúde. Este número corresponde a 94,13 por cento do público-alvo estabelecido para a cidade (705 crianças nesta faixa etária). Já o número de crianças imunizadas contra o sarampo alcançou até o começo desta semana o percentual de 93,98 por cento do público-alvo (640 contra 681 crianças no mesmo segmento de idade).

Para alcançar a meta da vacinação, que é de 95 por cento no total de crianças imunizadas e em cada uma das duas campanhas de imunização (paralisia infantil e sarampo), a Secretaria de Saúde do Município reafirma que as doses dos medicamentos continuam sendo aplicadas na Clínica da Família (bairro Nossa Senhora do Rosário); nos postos de saúde dos bairros Mirandópolis, Jardim Independência e Jardim Pollastri; nas unidades médicas de Falcão e São Joaquim, além da Casa da Criança, que se localiza no Centro de Quatis. O horário de vacinação é de 8 às 17 horas, segunda a sexta-feira. Na foto, profissionais de saúde participam de um encontro no Centro Administrativo da Prefeitura.

- Os números relacionados à campanha nacional de vacinação em Quatis, que são provenientes do Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunização do Ministério da Saúde, mostram que a nossa cidade está próxima de alcançar a meta estabelecida para todos os municípios, mas, no caso da nossa cidade, ainda não alcançou. Falta muito pouco, motivo pelo qual os pais ou responsáveis cujas crianças ainda não foram imunizadas, precisam levar os seus filhos à unidade médica mais próxima, ainda nesta semana. Faço, portanto, este apelo aos pais ou responsáveis – declarou o prefeito Bruno de Souza (MDB).

Por idade, os percentuais alcançados na cidade de Quatis pela vacinação contra a paralisia infantil até a tarde desta terça-feira foram os seguintes: um ano (117,27 por cento do público alvo para esta faixa etária); 73,51 por cento (dois anos); 96,27 por cento (três anos) e 94,92 por cento (quatro anos incompletos). Com relação ao sarampo, a Secretaria Municipal de Saúde vacinou os índices de 117,27 por cento (um ano); 74,05 por cento (dois anos); 96,11 por cento (três anos) e 94,35 por cento (quatro anos incompletos).

Iniciada no dia 06 de agosto em Quatis, assim como ocorreu em todo o Brasil, a atual campanha nacional de vacinação contra a paralisia infantil e o sarampo terminaria inicialmente no dia 31 do mesmo mês, mas teve o prazo prorrogado até o próximo sábado, 14 de setembro, visto que até o final de agosto tinham sido alcançados 88 por cento da meta em todo o território nacional. A meta de 95 por cento para esta campanha foi estipulada com base numa orientação da OMS (Organização Mundial de Saúde).