Seminário debate propostas para o incremento do segmento rural

Por em 12/02/2019

Ao participar no sábado passado de dois encontros no sul fluminense, relacionados ao Governo do Estado do Rio de Janeiro, o primeiro em Pinheiral e o outro na cidade de Volta Redonda, o prefeito Bruno de Souza (MDB) reafirmou a importância do apoio da administração estadual para ampliar as ações voltadas ao desenvolvimento de Quatis, e disse que as parcerias da prefeitura com os produtores rurais do Município vão continuar sendo uma das prioridades do seu atual mandato. Num dos encontros, Bruno esteve com o governador Wilson Witzel (PSC), numa reunião que teve ainda as participações de outros prefeitos da região.

No caso do trabalho de mãos dadas entre a Prefeitura de Quatis e o Governo do Estado para a ampliação do volume de obras e serviços a favor da população da cidade, Bruno lembrou que, no seu primeiro mandato à frente da administração municipal (2013-2016), a ampliação do sistema de água potável da cidade foi um dos resultados mais positivos. Essas obras representaram investimentos da ordem de R$ 8,5 milhões. Já no atual mandato, que foi iniciado em janeiro de 2017, Bruno frisou que foram realizadas parcerias pelo incremento da produção agropecuária e a recuperação de estradas rurais, entre outras iniciativas.

- É preciso reconhecer que devido à crise financeira pela qual o Estado do Rio de Janeiro passa já há algum tempo, o volume de ações conjuntas também foi afetado, mas esse fator não diminuiu a importância do trabalho de mãos dadas entre o governo municipal e o governo estadual. A prioridade neste momento deve ser pela recuperação financeira e a retomada do crescimento econômico do estado. Mas a situação atual das finanças da administração estadual não impede a realização de parcerias para a implantação e o aprimoramento de políticas públicas voltadas ao bem-estar do cidadão quatiense – disse o prefeito, após o encontro de prefeitos da região com o governador Wilson Witzel.

Da reunião entre os prefeitos do sul fluminense e o governador, cuja realização foi articulada pelo ex-prefeito de Volta Redonda e ex-deputado estadual Gothardo Neto, participaram também os prefeitos Ednardo (Pinheiral), Rodrigo Drable (Barra Mansa), Eduardo Guedes (Itatiaia), todos do PMDB; Samuca – PODEMOS (Volta Redonda); Ailton Marques – PDT (Porto Real); Fernandinho Graça PP – (Valença) e professor Osmar – PR (Rio Claro), além do presidente da Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro, deputado André Ceciliano (PT) e do secretário estadual de Esportes, Lazer e Juventude, Felipe Bornier.

Antes da reunião com o governador, Bruno participou do Seminário Desenvolvimento Econômico da região sul fluminense, que aconteceu no Centro de Treinamento João Havelange, em Pinheiral, sob a organização da Secretaria de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento do Estado do Rio de Janeiro. O encontro contou com a presença do titular desta pasta, o secretário Eduardo Lopes.

Bruno disse que, nas próximas semanas, a prefeitura repassará mais um trator agrícola a favor da Cooperativa Agropecuária de Quatis para ser utilizado pelos produtores rurais do Município, independente de serem cooperados ou não. O primeiro trator zero quilômetro foi repassado pela prefeitura à cooperativa, em dezembro, com o mesmo objetivo.

- A cessão destes dois tratores, que vai vigorar pelo menos até o dia 31 de dezembro de 2020, faz parte das ações realizadas pela nossa administração em parceria com o segmento agropecuário no sentido de incrementar cada vez mais o setor em nossa cidade – disse Bruno, destacando que  iniciativa do secretário estadual Eduardo Lopes em debater propostas para o desenvolvimento rural do sul fluminense “comprova claramente o compromisso com o fortalecimento da atividade agropecuária na região”.

O Seminário Desenvolvimento Econômico da região sul fluminense contou também com as participações dos seguintes representantes de Quatis: vice-prefeito Ralfen Teixeira (PSC); vereadores Flávio Florentino – PHS, presidente da Câmara Municipal, e José Jadenilson (PPS); secretário municipal de Governo, Adriano Palma; e o assessor Marcos Vinícius de Souza Almeida.